Você já reparou quantos são os termos que utilizamos em nosso dia a dia nessa área de educação corporativa? Treinamento, capacitação, reciclagem, aperfeiçoamento, atualização… e assim por diante. O mais interessante de tudo isso é que, na verdade, cada um tem uma definição e uso específico, mas, nem sempre é o que vemos por aí. Por exemplo, você sabe a diferença entre treinamento e capacitação?
Nesta matéria você vai aprender um pouco mais sobre esses termos e a importância do uso correto dessas palavras na Educação Corporativa. E se você está em busca de soluções educacionais para sua empresa, saiba que temos a solução ideal para você. Visite nosso site e saiba mais!
Importância do uso correto das palavras
De tempos em tempos, ouço algumas pessoas justificando o uso ou não uso de certas palavras, o que às vezes só torna uma explicação ou demanda simples em algo complexo, ou, leio e ouço termos em inglês usados para se referir a questões muito presentes na nossa atividade, que dão um ar de novidade para chamar a atenção.
No âmbito da educação, vejo a questão do uso correto das palavras como algo ainda mais delicado, pois, como fornecedora, dependendo do termo utilizado pelo RH eu posso estruturar uma proposta que não tenha nada a ver com a real necessidade da empresa ou, como consumidora, posso não dar a mínima para aquela iniciativa se eu não conseguir relacioná-la com algo que atende exatamente minhas expectativas.
Termos importantes
Vou colocar aqui algumas definições para me fazer mais clara:
- Reciclagem é um termo usado para situações de atualização de conhecimentos, ou seja, um conhecimento já existe, mas está desatualizado ou, sendo descartado.
- Aperfeiçoamento são aquelas iniciativas que vão buscar tornar algo perfeito ou, completar um determinado conhecimento que ainda está incompleto.
- Capacitação são aquelas atividades que vão tornar alguém capaz de realizar algo.
- Treinamento relaciona-se a melhoria do desempenho funcional e modelagem de comportamentos, talvez por isso, esteja sendo evitado por algumas empresas e pessoas, mas, a verdade é que não tem nada de errado com o termo em si.
- Desenvolvimento é um conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem que apoiam o crescimento pessoal do colaborador.
- Educação continuada refere-se a um conjunto de ações que preza pela valorização do conhecimento profissional e propõe dinâmicas institucionais visando o contínuo aprendizado do indivíduo.
O poder das palavras
Já pensou oferecer uma capacitação em gestão de pessoas para aquele diretor que é o mais bem avaliado no assunto na sua organização? Será que ele iria se sentir interessado em participar?
É por isso que acredito tanto no poder do uso correto das palavras. No mundo da educação corporativa temos que ter bastante cuidado para “traduzir” corretamente a necessidade, utilizando-se do termo correspondente para não errar na estruturação da experiência educacional e nem na comunicação para o público de interesse, a fim de não afetar a sua tomada de decisão para a participação e engajamento.