A importância do Lifelong Learning na Formação Profissional

      Tempo de leitura: minutos
      Tempo de leitura: minutos

Mesmo com a recente alta nas buscas on-line pelo Brasil, o termo Lifelong Learning não é tão novo quanto parece. Ele surgiu na década de 1970 e ganhou destaque durante os anos de 1990 como uma educação que vai além dos muros institucionais, sem limites de idade ou classe social.

O termo que nos últimos dois anos ganhou seu espaço no Brasil e chamou ainda mais a atenção logo no início da pandemia, deverá continuar presente no dia a dia das pessoas — sem data de validade.

Significado

Em tradução livre, a Educação Continuada defende o aprendizado ao longo da vida e não apenas em um período dela. Escolas e universidades, ao utilizarem o título de “formado”, devem deixar claro que o mesmo significa “titulado” ou “habilitado” para o desempenho de uma atividade profissional, caso contrário pode ser entendido como “completo” ou seja, não é necessário a continuidade do aprendizado.

Em um primeiro momento, é comum entender que para se tornar um lifelong learner é necessário estar oficialmente matriculado em alguma instituição de ensino. Isso, porém, não é regra.

Conrado Schlochauer defende em seu livro, Lifelong Learners — o poder do aprendizado contínuo, que não é só nos livros e cursos que podemos adquirir conhecimento, até porque não é possível estar sempre em um treinamento novo ou com um livro em mãos.

Novo contexto

A pandemia nos trouxe grandes mudanças, entre elas a prática obrigatória do Lifelong Learning. Com o home office, home school e muitas outras atividades feitas em casa, foi necessária uma busca contínua para aprender a lidar com o diferente.

Os primeiros passos para qualquer atividade nova não são fáceis. E com o Lifelong Learning não é diferente. Nele também pode haver a necessidade de um guia para apontar a estrada dos tijolos amarelos. Do contrário, existe o risco de pesquisar em fontes não confiáveis, divagar entre temas e, o pior, não alcançar o conhecimento desejado.

Com a cultura de aprendizagem contínua ganhando cada vez mais espaço e relevância no meio corporativo, ao incentivar o colaborador a se manter sempre curioso e interessado em aprender coisas novas, engajando-o em seus treinamentos e cursos extensivos, a organização pode ser o guia e a ajuda que faltava para que ele se torne um lifelong learner.

Outro fator muito importante para o aprendizado contínuo pode soar contraditório: a pressão por aprender sempre, com tudo que é explorado, pode prejudicar o processo de descoberta de novas possibilidades que podem somar no conhecimento já adquirido.

Assistir filmes e documentários ou ler livros e artigos somente sobre o mesmo assunto limita novas descobertas, impossibilita a associação de diferentes áreas e, o mais importante, faz perder a oportunidade de expandir horizontes. Antes do profissional, há um ser humano, e nutrir um é tão importante quanto o outro.

Conheça o Curso avançado internacional em Gestão de Projetos na Economia Digital oferecido pela Universidade de Barcelona em parceria com o Pecege.

Dicas importantes

A seguir, confira algumas dicas que podem estimular e ajudar no aprendizado contínuo:

  • Montar ou encontrar grupos de estudos: ao discutir sobre novos aprendizados com outras pessoas é possível descobrir novos pontos de vista.
  • Usar as redes sociais como incentivo do aprendizado: usar as redes de maneira consciente e responsável, seguindo perfis que compartilham conhecimento relevante e ficar atento sempre a veracidade da informação, pode ajudar muito no aprendizado contínuo.
  • Ler pelo menos um livro por mês: ao criar o hábito da leitura, um mundo de novos conhecimentos é aberto. Uma boa dica para incentivar esse hábito é entrar para círculos de livros que, além de motivar a leitura constante, também possibilitam discussões interessantes sobre percepções diferentes das obras.
  • Procurar diferentes fontes de conhecimento: o conhecimento não está unicamente em cursos e livros. Uma boa conversa ou uma experiência diferente podem agregar muito no processo de aprendizagem.
  • Incentivar o aprendizado contínuo no ambiente organizacional: Conversar com colegas de trabalho sobre o poder do aprendizado contínuo pode incentivar a organização a apoiar tais atitudes.

Conte com as soluções educacionais do Pecege Educação Corporativa para implementar a cultura do Lifelong Learning na sua empresa.


Revisado por 
Flávia Neves e Ana Rízia

Compartilhe