Quando se pensa no sentido do aprendizado, nas intenções que levam uma pessoa ou uma empresa a buscar por atualização e ampliação dos seus conhecimentos ou de seus colaboradores, é inegável que a reflexão a respeito de sua necessidade e eficácia sejam pontos importantes a ser levantados.
Recentemente publicamos, inclusive um material a respeito da necessidade de avaliação de efetividade de treinamentos que você pode ler aqui.
Mas uma outra reflexão também precisa estar presente na mente das pessoas que decidem por este ou aquele programa, por esta ou aquela atividade de atualização para os colaboradores de uma empresa: As metodologias que inspiram essas atividades.
E estas reflexões esbarram diretamente nas questões de adequação de métodos que são moldados e estruturados para atingir objetivos específicos.
O conhecimento é sempre bem-vindo. Mas há casos em que ele precisa ser bastante objetivo e gerar consequências que interfiram positivamente no desenvolvimento de um projeto ou na história de uma organização.
Há casos, por exemplo, em que o que precisa ser estimulado é o desejo de aprender. Sem ele nenhum programa ou treinamento pode ser realmente desenvolvido e bem aproveitado. E, numa situação como essa, a necessidade é que se crie e se mantenha um ambiente de pessoas pré-dispostas ao aprendizado.
E esta simples prontidão para o saber já exige métodos de implantação.
Até mesmo quando se trata de desejos de um aprendizado não intencional, no qual os colaboradores se adaptam a novas rotinas ou incluem processos ao seu dia a dia sem perceber que há um estímulo cuidadosamente elaborado, lá está o método.
Como muitas áreas do mudo corporativo e até mesmo da natureza, os métodos envolvem processos. E eles são o motor da dinâmica do aprendizado. Isto ocorre porque eles contribuem para o estabelecimento de um sistema que compreende absorção e aplicação de conhecimento. A eficiência é o objetivo dos métodos.
A clareza e a organização vindas deles permitem abordagens mais precisas, a captação da atenção de receptores mais ativos e engajados e um aprendizado mais significativo e duradouro.
Conheça o Curso avançado internacional em Gestão de Projetos na Economia Digital oferecido pela Universidade de Barcelona em parceria com o Pecege.
Métodos e Metodologias na Educação Corporativa
Quando levamos esta análise mais a fundo no campo da Educação Corporativa e enxergamos a importância das empresas na construção de um capital humano qualificado para o país, como comentado no texto que você pode ler aqui, podemos concluir que um dos pontos mais interessantes que ela promove é o da personalização e velocidade do processo que compreende a necessidade e a oferta de formação direcionada e personalizada.
Isso é especialmente importante nesses ambientes altamente dinâmicos e competitivos em que as constantes atualizações e desenvolvimento de novas habilidades são cruciais.
Essa personalização e especificidade atendem necessidades e determinam focos para objetivos de negócios e de carreiras e a relevância de conteúdos para determinadas funções completam o pacote.
Todo este apanhado de fatos e reflexões são parte da composição do gigante mundo chamado método e ele está à disposição. Não nos acanhemos em fazer bom uso dele.